Saldanha Marinho

VÍDEO: projeto de revitalização da praça terá custo de R$ 1,2 milhão

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
 Ato nesta manhã, no Centro, reuniu o prefeito Jorge Pozzobom, o empresário Gustavo Jobim (à dir.) e o paisagista Júlio Ono (à esq.), do Escritório Burle Marx, do Rio

Foi anunciado, na manhã desta segunda-feira, o projeto de paisagismo para a revitalização da Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria. O investimento custará R$ 1,2 milhão, com recursos bancados pela Construtora Jobim em contrapartida ao município.


A solenidade contou com a presença do empresário Gustavo Jobim, proprietário da construtora, do paisagista Júlio Ono, do escritório Burle Marx, do Rio de Janeiro, e do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB). O ato, que teve transmissão ao vivo pelas redes sociais, foi realizado no dia do aniversário de 163 anos da cidade para divulgação, também, do projeto do condomínio Cristo Rei, em construção na Rua do Acampamento e que promete ser uma nova atração turística do município.

No aniversário da cidade, 163 símbolos para homenagear Santa Maria

A apresentação teve início às 9h. Na sequência, Pozzobom, Jobim e Ono foram a pé pela Acampamento até a Praça Saldanha Marinho. Em frente ao coreto, o prefeito comentou a importância de o Executivo não travar o desenvolvimento da cidade.

- Recentemente, criamos a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, que trabalhará para que mais ações como estas sejam possíveis - disse Pozzobom, referindo-se à participação da iniciativa privada em melhorias no município.

Ainda conforme o prefeito, a praça será ponto turístico em Santa Maria quando finalizada.

Conforme Gustavo Jobim, a revitalização será totalmente custeada pela construtora, em contrapartida pelo desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução do prédio destruído por um incêndio em 2007, e na construção do Cristo Rei. A nova praça deverá ser entregue somente em 2023.

- Depois que o projeto for aprovado, teremos um ano e oito meses para entregar a praça. Com a participação do Burle Marx, que é um escritório reconhecido mundialmente, temos certeza que serão grandes as contribuições para a cidade de Santa Maria - garantiu o construtor.

VÍDEO: O que a população pensa de Santa Maria

Segundo o paisagista Júlio Ono, a expectativa é que até o mês que vem um primeiro estudo da área seja submetido à análise da prefeitura. Assim, será dado prosseguimento ao projeto. Ele também observa o caráter histórico da praça que deve ser preservado:

- A praça tem caráter histórico por estar envolvida por outras construções importantes para cidade e bem localizada. Queremos então, trazer o uso vibrante da população. A praça precisa ser vivida para ser valorizada - disse Ono.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, entregou ao paisagista uma pasta com fotos e informações históricas sobre a Praça Saldanha Marinho. O coreto e o chafariz são considerados patrimônios históricos do município. 

ATRAÇÃO TURÍSTICA
O condomínio Cristo Rei, que está em obras na Rua do Acampamento na esquina com a Rua Gaspar Martins, será um dos mais importantes complexos habitacionais de Santa Maria dos últimos anos. O edifício contará também com a assinatura do escritório Burle Marx. Na lista de trabalhos, o escritório carioca foi responsável, por exemplo, pelo paisagismo do Calçadão de Copacabana, no Rio, e do Biscayne Boulevard, em Miami, Estados Unidos.

O Cristo Rei contará com apartamentos de um e dois dormitórios, hotel, jardim e clube recreativo. O jardim será aberto ao público, por isso surgiu a ideia de contratar o escritório especializado do Rio de Janeiro para criá-lo. A obra será entregue em etapas a partir de 2023 e, quando pronta, promete se tornar um novo atrativo para turistas.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Lanchonetes poderão funcionar durante 24 horas por dia em Santa Maria

Alta do gás ressuscita o fogão a lenha Próximo

Alta do gás ressuscita o fogão a lenha

Economia